Eu costumo dizer que vejo filmes para viajar e viajo para fazer filmes. São registros de memória das minhas viagens, que edito como um prolongamento do prazer do percurso. Sem isso, é quase como se não tivesse viajado.
Assim foi em 1997, quando eu e Rosane fizemos uma belíssima viagem pela Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, República Tcheca e Holanda. Ao chegar de volta, porém, uma surpresa dolorosa: havia perdido todas as filmagens por causa de um defeito no cabeçote da câmera, ainda nos tempos do VHS. Desde então, alimentei o sonho de um dia voltar à Escandinávia para recompor minhas memórias gravadas.
É o que faço agora, a partir desta terça-feira, 2/9. Vou acompanhar o julgamento do Bostonaro de longe para não sentir o cheiro de enxofre. Depois de algumas viagens recentes pelo Oriente (Emirados Árabes, Cingapura, Irã e Tunísia) e a América Latina (México, Guatemala), volto à cultura europeia – nórdica melhor dizendo, que é bem particular. Parto com destino a Bergen, a segunda maior cidade da Noruega e uma das mais bonitas dessa parte da Europa. Dali embarco no famoso passeio “Noruega numa concha”, que combina cruzeiros através dos fiordes e estradas de ferro em paisagens de grande beleza. Uma escala em Balestrand vai intensificar a experiência dos fiordes.
O passeio pela Noruega se conclui em Oslo, onde passo três dias visitando museus, a espetacular Ópera de Oslo e os fiordes próximos. Em seguida, de trem, avanço a leste para Estocolmo, escala de mais três dias.
Já tenho ingresso para o espetáculo O Funeral de Bergman no Teatro Real de Estocolmo, ali mesmo onde Ingmar encenou suas peças e óperas. Por fim, mais um trajeto ferroviário me leva a Copenhague para os três dias finais.
Até 20/9 o blog ficará em repouso enquanto eu me canso na viagem. Se o tempo disponível permitir, pretendo postar fotos diariamente no Facebook.





a anônima sou eu, Carlinhos, a Selda de Manaus kkk
Olá, Selda querida. Um beijo!
Feliz viagem, Carlinhos e fica de olho na câmera pra ver se as fotos estão lá mesmo, enquanto da tempo de refazer o percurso.
Curto muito ver essas suas imagens. Dá uma vontade de ir também, sou viajeira…
Grato pelo alerta, querida Anônima.
VIVA! Boa viagem.
Boa viagem! Qualquer coisa… grita de lá que eu escuto aqui.Enviado do meu iPad
Valeu, Neidinha