Lucrar com os mortos

Os Prêmios César desse ano foram quase todos divididos entre dois filmes que representam dois ideais do cinema francês. 120 Batimentos por Minuto levou seis troféus para a vertente do cinema de autor, politicamente significativo e inspirado por uma pulsão documental. Outros cinco prêmios ficaram com NOS VEMOS NO PARAÍSO, exemplo de superprodução voltada para o entretenimento de qualidade.

Baseado no romance de Pierre Lemaitre, que lhe deu o Prêmio Goncourt, o filme começa como um épico na I Guerra Mundial e aos poucos desliza para uma comédia dramática do pós-guerra. Dois soldados se salvam mutuamente no front e interligam seus destinos dali para a frente. Um deles, desenhista e filho de banqueiro poderoso, tem o rosto desfigurado e prefere passar à clandestinidade. O outro, pobretão, torna-se seu agente e cúmplice de negociatas.

Enquanto a França se recuperava do conflito, muitos tentavam se recuperar mais rapidamente faturando em cima dos mortos. É o caso dos dois amigos, assim como do tenente que assume desde cedo o papel do vilão. À medida que a história desfia seu novelo bastante romanesco, todos os personagens centrais acabam envolvidos num só imbroglio familiar.

Nessa fábula amoral, solidariedade e esperteza convivem sem problemas, e os laços de família falam mais alto que a justiça e o ressentimento. Ou seja, é o tipo de material que pisca um olho para a plateia e consegue agradar a todos.

O diretor (e ator principal) Albert Dupontel demonstra uma verve espetaculosa, imprimindo um ritmo veloz e enfatizando a tipologia até o limiar da caricatura. Ele próprio lembra às vezes Buster Keaton, ao passo que Nahuel Pérez Biscayart recorre com frequência à pantomima por trás das máscaras excêntricas com que cobre o rosto. Nahuel, por sinal, ostenta a façanha de estar nos dois filmes franceses mais premiados do ano. Por 120 BPM ele ganhou o César de melhor ator promissor e melhor ator do European Film Awards.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s