Geração Z on the road

GASOLINE RAINBOW no streaming

Entre o fim do ensino médio e a procura de emprego, cinco pós-adolescentes do Oregon pegam a estrada em busca do litoral, onde esperam entrar numa certa Festa no Fim do Mundo. Gasoline Rainbow pretende ser uma variação do road movie pela ótica da Geração Z. Nathaly, Nichole, Micah, Tony e Makai são intérpretes e personagens ao mesmo tempo, borrando a fronteira entre documentário e ficção.

Não conheço outros filmes dos irmãos Bill Ross IV e Turner Ross, mas sei que habitam sempre esse lusco-fusco entre verdade e invenção. Daí que os meninos e meninas de Gasoline Rainbow representam um tanto de si mesmos nessa viagem. São descolados e não pensam no amanhã. Falam de suas famílias desintegradas, de suas inquietações meio difusas e de seus desajustes perante a sociedade organizada. “Quem fica em casa não aprende nada”, diz um deles. Na estrada, procuram pessoas que se pareçam com eles, ou com o que poderão ser no futuro.

Primeiro numa van, depois a pé, de trem ou de barco, dormindo quando e onde for possível, seguem em frente, embalados pelas músicas que curtem: Beatles, Enya, Guns N’ Roses, Dead Moon, Shakira, Casey Wayne McAllister… Maravilham-se com as pequenas epifanias do caminho. Puxam uns baseados, falam muita bobagem e sugerem estar muito próximos do real.

Resta saber que real é esse.

Trata-se de um momento de deriva juvenil, em que eles e elas buscam compensar nos laços de amizade o que lhes falta em raízes. São crias de uma cultura que já gerou os beatniks e os hippies, mas agora patina no nihilismo. Esse vácuo pesa no filme, que poderia ter menos de 110 minutos.

Para quem entrar naquela vibe de improvisação e descompromisso com a continuidade, existem algumas compensações. Não se pode negar um frescor no retrato dessa turminha, filmada com a informalidade dos celulares. Boa parte das cenas foram captadas pelos próprios atores em suas interações cheias de carinho e fugacidade.

Diferente de road movies como Sem Destino, que tomavam o caminho do trágico, Gasoline Rainbow leva a um sentido de comunidade e pertencimento. O único contratempo são uns pneus roubados, o que nem de perto perturba o prazer da jornada.

>> Gasoline Rainbow está na plataforma Mubi.

Deixe um comentário