TODAS AS ESTRADAS DE TERRA TÊM GOSTO DE SAL
Tal como seu título, esse filme é longo, misterioso, pretensamente poético e não faz muito sentido. É a estreia no longa-metragem da poeta, fotógrafa e cineasta Raven Jackson, nascida no Tennessee. Ela desceu ao estado vizinho do Mississippi para esboçar a história de uma mulher negra em suas várias descobertas de vida. Mackenzie, interpretada por três atrizes em diferentes idades, é vista aprendendo a pescar, a amar e a aceitar suas limitações como amante e como mãe. Aprende, sobretudo, que é feita de barro e água, ou seja, que é da mesma matéria da Natureza.
Se tudo isso pode soar vago e de um lirismo meio adolescente, o filme só faz confirmá-lo. Raven Jackson não esconde a influência do Terrence Malick mais evanescente em sua maneira de filmar os corpos em relação com as paisagens. A sombra de Robert Bresson também se projeta na ênfase colocada nas mãos dos personagens, que assumem tanto protagonismo quanto os rostos até que, pela repetição, se transformem em simples maneirismos.
Não nego que apreciei muitas imagens, em geral contemplativas. Ou mesmo dois planos-sequência admiráveis, quais sejam a dança da mãe com o marido e o casamento da irmã mais velha. O silêncio predominante e o apelo tátil dos toques de mãos convocam o espectador para uma experiência imersiva, mas que a mim não resultou compensadora.
A trajetória de Mackenzie surge em narrativa não linear, elíptica em excesso e artificialmente lenta. Nem todos os momentos langorosos têm a beleza de um certo abraço entre Mackenzie e seu ex-namorado, que dura pouco mais de três minutos. De maneira geral, achei difícil me sintonizar com as emoções de uma mulher cujas motivações escapavam constantemente à minha percepção. Pode ser que me tenha faltado sensibilidade feminina para apreciar melhor Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal (All Dirt Roads Taste of Salt), mas arrisco dizer que Raven Jackson ainda precisa de substância para preencher sua bonita embalagem.
>> Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal está nos cinemas.

