Ouro sobre azul

ENSAIOS SOBRE YVES

Ensaios sobre Yves é o primeiro filme solo de Patricia Niedermeier, que até então dirigia em parceria com seu companheiro Cavi Borges. Após três belíssimos minutos de tela azul, a atriz-diretora faz sua primeira aparição nesse tributo ao multiartista Yves Klein (1928-1962) e seus azuis obsessivos. Klein é tido como um precursor da arte contemporânea por esvaziar suas obras de conteúdos figurativos, narrativos ou mesmo abstratos, em busca de um suprematismo da cor (sobretudo o azul), do vazio e da nota musical única.

Apaixonada pela obra dele, Patricia cria uma série de módulos performáticos em que suas palavras se confundem com as de Klein num misto de diálogo e simbiose. Alguns ecos de filmes anteriores da dupla Cavi-Patricia comprovam que Yves Klein sempre esteve presente em filigrana. Afora os muitos azuis, o título de Salto no Vazio, por exemplo, alude a uma famosa foto de Klein recriada por Patricia naquele filme.

O corpo da atriz revive a “Antropometria”, nome dado por Klein à forma de pintura em que os corpos nus de modelos serviam de pincéis. Pegando o mote do ouro que o artista francês cobrava como pagamento pela “venda” de espaços vazios, Patricia cobre seu corpo de pó dourado à beira de uma praia. O essencialismo kleiniano (a arte sem objeto) ganha traduções criativas e visualmente palpitantes nesses ensaios.

Embora o filme seja saudavelmente curto (apenas 67 minutos), são muitos os momentos de puro deleite plástico e sonoro. Incorporar o brasileiríssimo pássaro azulão e a canção de Jayme Ovalle é um achado e tanto. Da mesma forma, o longo pôr-do-sol dourado ao som do Bolero de Ravel, que encerra o filme entre as lágrimas de Patricia, é um emocionante manifesto de amor à arte e aos momentos culminantes de nossas vidas. Yves Klein é o veículo para essa nossa artista expandir seu espírito.

>> Ensaios sobre Yves está em cartaz no Estação Net Botafogo (Rio).

Deixe um comentário