A LUZ
Chove sobre Berlim. Sem parar. A chuva parecia umedecer até a minha poltrona enquanto via A Luz (Das Licht). Uma chuva constante que incomoda, mas também serve para turvar os sentidos dessa história maluca inventada por Tom Tykwer, autor do badalado Corra, Lola, Corra e do fascinante Perfume – História de um Assassino. Eis um dos autores mais irregulares do cinema europeu. Dessa vez, não há boa vontade que destrinche o emaranhado de ideias colocadas na tela.
A má consciência alemã em relação aos refugiados e às mudanças climáticas tromba com o realismo mágico numa autêntica pororoca dramática. São dois núcleos em ação. Uma família berlinense disfuncional é formada por um redator de slogans de green washing, sua mulher empenhada em construir um teatro comunitário no Quênia com verba do governo alemão e seus dois filhos: uma ecoativista metida com drogas e aborto, e um garoto viciado em games de realidade virtual. Ou seja, uma quase caricatura do lixo branco europeu.
O outro núcleo é a família da síria Farrah, que se emprega na casa dos Engels enquanto o marido e os dois filhos estão presos em Damasco. Farrah traz consigo, além da disposição para ouvir, um dispositivo luminoso capaz de surtir efeitos neurológicos sobre as pessoas, liberá-las da depressão e reatar laços rompidos. Mais que isso, a tal Luz pode forjar encontros espiritualistas para além das fronteiras físicas.
O maior problema de A Luz não é exatamente o absurdo de seu argumento, que bem poderia ser resolvido como comédia. Levado a sério, porém, fica próximo do ridículo. Além disso, a superficialidade com que são abordadas questões graves e seus personagens representativos desmonta qualquer intenção crítica. É muita areia para o caminhãozinho de Tom Tykwer.
A necessidade de parecer moderninho produz animações, estroboscopia e faz irromperem cenas musicais estapafúrdias em meio à trama, algumas delas aparentemente inspiradas em Fama. A grande vantagem desses interlúdios lúdicos é que ali não chove, nem ninguém se afoga.
>> A Luz está nos cinemas.

