SEM CHÃO (NO OTHER LAND) em cinemas e no streaming
Um misto de admiração e indignação me atingiu ao ver Sem Chão (No Other Land), documentário premiado no Visions du Réel, nos festivais de Berlim e Copenhague, e finalmente contemplado com o Oscar da categoria. A ocupação israelense na Cisjordânia mostra toda a sua face cruel na forma como soldados e colonos armados escorraçam os palestinos de suas terras nos vilarejos de Masafer Yatta. O filme cobre o período de 2019 a 2023, quando seguidamente o exército israelense chegava com armas e escavadeiras para destruir casas e escolas, fechar poços e cortar água e eletricidade para obrigar as famílias a se retirarem. O motivo alegado era abrir espaço para campos de treinamento militar, mas a intenção real era evitar a expansão dos vilarejos árabes.
O jovem palestino Basel Adra, filho de um ativista preso por diversas vezes, enfrenta os agressores com sua câmera em punho. Conta com a colaboração do conterrâneo Hamdan Ballal e dos israelenses Rachel Szor e Yuval Abraham, este um jornalista que se opõe às ocupações e se alia aos palestinos na denúncia e nos trabalhos de reconstrução. Sim, porque parte da população de Masafer Yatta se recusa a ser enxotada para outras terras, e teima em resistir.
As imagens são dolorosas e revoltantes. Famílias são obrigadas a se transferir para cavernas, onde tentam levar a vida e ainda encontrar motivos para sorrir e festejar. Num dos protestos regulares dos moradores, um rapaz leva um tiro e fica paraplégico. Sua mãe chega a desejar que ele morra para abreviar o sofrimento.
As filmagens terminaram quando Benjamin Netanyahu prometia vingança pelo ataque do Hamas em outubro de 2023. O que se seguiu, todos sabemos, foi a intensificação e ampliação do genocídio palestino. Sem Chão expõe em detalhes a razão pela qual a ocupação israelense atrai e merece o repúdio mais implacável do mundo. O filme chega ao Brasil pela distribuidora Synapse, mas ainda não tem distribuição nos EUA, resultado do boicote sionista. O Oscar escancarou essa situação, e vale a pena ver/rever o forte pronunciamento dos diretores no palco da Academia. Foi o único momento abertamente político da cerimônia.
>> No Other Land está nos cinemas e também nas plataformas YouTube, Claro Tv+, Amazon Prime, Apple TV, Vivo Play e Google Play.


Pingback: É Tudo Verdade: Histórias do Marco Zero | carmattos
Sem chão (No Other Land)