Primeiro de tudo: não confundir essa série com Na Trilha do Som, criada por Marcelo Janot para o mesmo Canal Curta! Na Trilha do Cinema vai tratar não só de música, mas também do complexo que compõe a trilha sonora dos filmes brasileiros.
Já no primeiro episódio, quem está diante do apresentador André Abujamra é a técnica de som direto Tide Borges (A Marvada Carne, A Hora da Estrela, Feliz Ano Velho, Terra de Ciganos, etc). Única mulher no set de muitos filmes no início de sua carreira, Tide fala sobre as complexidades da captação de som direto e a parceria que desenvolve com os atores na busca da melhor interpretação. “A emoção está na voz”, resume.
O segundo episódio enfoca o editor de som Waldir Xavier (Central do Brasil, Cazuza: O Tempo não Para, O Céu de Suely, Motel Destino, etc). Formado na França, Waldir expõe sua visão analítica dos filmes e reflete sobre a identificação necessária entre sons e personagens no trabalho de desenho sonoro.
Abujamra, com seu estilo expansivo, leva a conversa numa informalidade que nem sempre é muito produtiva. No episódio com Tide, deixa que termos técnicos fiquem boiando sem uma explicação para uma plateia mais leiga. Com Waldir, ao contrário, quase não consegue penetrar nos misteres da montagem sonora, ficando refém do currículo e da tendência à teorização do seu interlocutor.
Seja como for, diante do pouco que se aborda sobre o som dos filmes na mídia, essa série chega como um bem-vindo alento. Os demais episódios vão trazer músicos, técnicos, editores e sound designers como Guta Roim, Daniel Turini, Mirian Biderman, Antonio Pinto, Luiz Adelmo, Flávia Tygel e, por fim, André Abujamra entrevistando a si mesmo.
>> Na Trilha do Cinema estreia no Canal Curta! nesta quarta-feira, 28/5, às 21h30. Exibidos sempre às quartas no mesmo horário, os episódios entrarão no dia seguinte no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br).

