Dois irmãos fotógrafos

Um dos grandes fotógrafos brasileiros ligados ao cinema, Zeca Guimarães tem uma longa e bela história no fotojornalismo, nos bastidores de filmagens e em projetos artísticos especiais. Um gostinho dessa carreira está chegando pela primeira vez em livro, que será lançado nesse próximo sábado no Rio de Janeiro.

Na verdade, a caixa Gente Principalmente contém dois livros: o de Zeca e o de seu irmão, Pedro Pinheiro Guimarães, também fotógrafo de vasto currículo. Cada um na sua trilha, os dois irmãos correram o mundo de seca a meca com o olhar atento à alma das cidades, ao inesperado das gentes e à aura das celebridades. Nesses livros, privilegiaram as fotos em que o humano prevalece. O projeto gráfico e a editoração levam a assinatura de Sergio Liuzzi.

Zeca Guimarães é amado pelo povo do cinema a par de seu trabalho nos sets de filmes como O Cavalinho Azul, Eu Sei que Vou te Amar, O Xangô de Baker Street, Babilônia 2000, Orfeu, A Máquina e Deus é Brasileiro, entre muitos outros. Com ou sem o crachá de fotojornalista, clicou cenas humanas inestimáveis no Brasil, na América Latina, na Europa, nos EUA e na Ásia. Ele me convidou para ajudá-lo na seleção de fotos e escrever um pequeno texto para a contracapa do livro. Ei-lo:

Um caminhão de soldadas na Nicarágua, um cineasta nu, um cantor de língua de fora, jogadores de baralho na Índia… Só a polivalência de um fotógrafo como Zeca Guimarães para reunir imagens tão díspares num livro. O que se tem aqui é somente um aperitivo da diversidade e da qualidade do seu trabalho.

Zeca já correu Brasil e mundo como fotojornalista, fotógrafo de bastidores de cinema e viajante flaneur. Em todas essas facetas vamos encontrar um olhar atento ao flagrante único e uma vocação para criar imagens grávidas de histórias. Suas fotografias insinuam narrativas e forjam um sentido épico para o que era simples cotidiano. Daí que eu veja tanto cinema ali.

Apaixonado pelo preto e branco, ainda assim Zeca sugere um colorido imaginário nas cenas. Cores que vemos com os olhos do coração.

>> O lançamento de Gente Principalmente será no sábado, 22/11, das 16h às 19h, na Villaseca, Rua Dona Mariana, 137, em Botafogo.

Clique nos slideshows e tome um gostinho das fotos dos manos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos de Zeca Guimarães

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos de Pedro Pinheiro Guimarães

 

Um comentário sobre “Dois irmãos fotógrafos

Deixe um comentário