VIZINHOS BÁRBAROS
Além de atriz carismática, Julie Delpy se destaca na direção de comédias humanistas, em que a diversidade tem papel dominante. Vizinhos Bárbaros (Les Barbares), escrito por ela e mais três colaboradores, é um divertido libelo pela tolerância e o acolhimento. A ação se passa numa minúscula cidade da Bretanha (noroeste da França) que vota a favor de receber uma família de refugiados ucranianos. Mas eis que, na última hora, os que chegam são sírios, provocando uma divisão nos ânimos dos habitantes.
O humor ácido do filme começa já com a informação de que os ucranianos estavam em alta no mercado de refugiados. Aí vai uma farpa contra o engajamento da Europa nas contendas contra a Rússia. Ucranianos são muito bem-vindos, mas… árabes?!
A família Fayad está longe do estereótipo de refugiados muçulmanos problemáticos. São bem educados, capazes e simpáticos. Mesmo assim, despertam os habituais preconceitos provincianos e a ira de fascistas como o encanador Hervé Riou (Laurent Lafitte). Do outro lado está a professora Joëlle (Julie Delpy), que lidera os esforços em favor dos Fayad.
Esse embate dá margem a cenas cômicas, com a hipocrisia de uns, o paternalismo de outros e a culpa branca de Joëlle, que retrocede aos tempos da escravidão e do colonialismo. A sátira se estende ao populismo barato do prefeito, à educação das crianças e às balelas em defesa da “alma bretã”, que inclui a gastronomia regional. Ao fim e ao cabo, fica muito claro a quem se refere o título do filme – muito embora, eventualmente, alguns ensaios de retaliação por parte dos Fayad não deixem de sublinhar que a hostilidade e a intolerância também podem se manifestar no sentido contrário.
Como de praxe, Julie extrai boas atuações do grande elenco de seus filmes, e aqui não é exceção. Vizinhos Bárbaros flui com graça e espontaneidade entre a sátira e o astral construtivo. É verdade que exagera um bocado na acomodação final das arestas para entrar na faixa do feel good movie. Em época natalina, voilá, é um programa legal.
>> Vizinhos Bárbaros está nos cinemas.


