Super Size Me encontra Uma Verdade Inconveniente. O resultado é No Impact Man, doc a ser lançado nos EUA em 11 de setembro. Os diretores Laura Gabbert e Justin Schein seguiram o escritor Colin Beavan durante um ano, enquanto ele se propunha levar uma vida sem causar nenhum impacto negativo ao meio-ambiente. Beavan deixou de lado transporte motorizado, elevadores, comida industrializada. Não utilizou sacos plásticos ou de papel, nem qualquer material não reciclável. E aboliu, tanto quanto possível, o consumo de eletricidade (exceto pelo computador onde fazia o blog da experiência).
No Impact Man acompanha o efeito dessa decisão na vida de Beavan e sua família de classe média nova-iorquina entre novembro de 2006 e novembro de 2007. O momento de abandonar a TV, por exemplo, ou a quase separação do casal devido à brusca mudança de vida.
Clique aqui para ver o trailer.
Especula-se por que o lançamento será a 11 de setembro. Simbologia? Oportunismo? Ironia? Contraste? Ou mera questão de disponibilidade de salas? Mas o público já está respondendo mesmo antes da estreia. Um dos comentários ao trailer no Youtube é particularmente contundente: “Irritante. Tão pretensioso. Olhe para mim, veja como estou salvando o planeta. Ridículo. A melhor coisa a fazer para salvar o planeta? Mate-se. Sério. Você consome menos recursos e produz bom fertilizante. Faça um filme sobre isso e eu vou ver, seu tolo”.
Nossa!!