Diversão de domingo:
O mercado flutuante de Damnoen Saduak, 110 km a oeste de Bangkok, é uma das atrações turísticas mais coloridas da Tailândia. Estive lá em 2002, quando gravei com a MiniDV a movimentação das embarcações, o intercâmbio de mercadorias (sobretudo frutas, vegetais e flores), a oferta dos pratos mais exóticos confeccionados ali mesmo nos barcos. Essa velha tradição tailandesa resiste em poucos pontos do país, substituída por formas mais modernas de comércio.
Editei o vídeo com trechos da ária “O divina bellezza! O sogno! O meraviglia!”, da Turandot, de Puccini. Pareceu-me interessante o choque cultural da música com as imagens, ao mesmo tempo em que prestava uma homenagem às mulheres barqueiras, maioria absoluta na paisagem.
Curtam o vídeo, que tem pouco mais de 9 minutos. Quem tiver banda larga pode clicar duas vezes sobre a imagem e entrar na página do Youtube. Aí então clique HQ para tela maior e melhor definição.
Mas já dá pra se notar um documentarista em potencial…
Gostei do video. Uma edição simples, mas eficiente: bom timing, travellings legais, alguns momentos belos. Fiquei na dúvida se a escolha de Puccini foi adequada. Mas no final achei que sim. Um belo registro etnográfico. Já li vários relatos sobre esse floating market, mas imagens como essas dão uma dimensão diferente ao tema. Vai tirar agora os videos de viagem do baú?
Valeu, Paulo. Aos poucos vou colocar alguns trechos especiais no Youtube. Mas são registros sempre muito amadores, sem nenhuma pretensão de ser documentários nem espetáculos.