Nossa música, nosso cinema

O cinema talvez nunca tenha sido completamente mudo, pois o acompanhamento musical sempre foi parte importante do espetáculo. É frequente que filmes sejam apreciados e lembrados, ainda que inconscientemente, mais pela música que propriamente pelo que mostram suas imagens. Mas, em matéria de estudos, a metade sonora do cinema não costuma receber a mesma atenção da metade visual. No Brasil, então, muito menos. 

Não me lembro de outro trabalho publicado além do recentíssimo O Som no Cinema Brasileiro, de Fernando Morais da Costa. Por isso é de se festejar com aplausos sonoros o surgimento do livro Nas Trilhas do Cinema Brasileiro, coletânea de ensaios organizada pela Associação Cultural Tela Brasilis com patrocínio da Light.

Em oito textos, são examinadas desde a relação das marchinhas e sambas com os velhos filmes carnavalescos e as chanchadas, até a contribuição estética e narrativa das canções num filme do ano 2000, Bicho de Sete Cabeças. Entre um ponto e outro, analisam-se a música da Vera Cruz, a revolução musical do Cinema Novo, a obra de Remo Usai, as trilhas dos anos 1970 e 80.

Pena que a distribuição seja restrita, sem tiragem comercial. Alguém precisa dar um jeito para que esse trabalho sem precedentes possa chegar às livrarias – e estimular outros estudos sobre a trilha, essa rica prima-pobre do cinema brasileiro.

O sumário do livro

Introdução
Rafael de Luna Freire

Anos 1930 e 1940: A música nas produções da Cinédia
Fernando Morais da Costa

Canções para o Carnaval
Leonardo Côrtes Macario

A trilha musical da Companhia Cinematográfica Vera Cruz
Cintia Campolina de Onofre

Anos 1960: Uma revolução na música do cinema brasileiro
Irineu Guerrini Jr.

Remo Usai: Compondo entre o encanto e o desencanto no cinema Brasileiro
Martin Eikmeier

Anos 1970: O desenlace da polifonia tropical e a marginália na música de cinema
Marcia Carvalho

Cidade Oculta: O jogo entre a tradição e a ruptura no campo de sonhos dos anos 1980
Ney Carrasco

Anos 1990-2000: Bicho de sete cabeças contado pelas canções
Suzana Reck Miranda

3 comentários sobre “Nossa música, nosso cinema

Deixe um comentário