À beira do abismo

LAMENTO no streaming

Elder (Marco Ricca), o protagonista de Lamento, é a imagem acabada do homem derrotado. Ele administra um hotel herdado do pai, que em suas mãos decaiu a ponto de se tornar um lugar de encontros sexuais, afundado em dívidas e processos trabalhistas. Em casa, vive um casamento arruinado pela perda de um filho e pela indisposição da mulher para suportar seu consumo abusivo de álcool e drogas. Em risco de perder o hotel, a casa e a esposa, Elder entra numa espiral de autodestruição depois que um rapaz chega ao hotel com uma garota de programa. Aquelas presenças perturbadoras detonam um estranho processo de identificação que o arrasta para o abismo.

Numa cena de fundo metafórico, Elder se equilibra na borda do terraço de um prédio. Os efeitos lisérgicos provocam outras situações de risco no limiar entre a realidade e a alucinação. A certo ponto, o thriller psicológico assume tonalidades de policial com eficácia razoável, apesar de pequenas incongruências na lógica da ação e da obviedade que cerca um empreendedor imobiliário terrivelmente vilanesco.

Os diretores Claudio Bitencourt e Diego Lopes demonstram bom domínio da visualidade, com possíveis referências a O Ilimunado, de Kubrick, na exploração do ambiente do hotel. Eles encontram na montagem de Bitencourt e na trilha musical gótica e onipresente de Maycon Ananias elementos fundamentais para sustentar o interesse do espectador.

Mas nada funciona tão bem nessa produção paranaense quanto a atuação de Marco Ricca, com as sutilezas corporais e a profunda compreensão do papel por esse magnífico ator. Ainda que Elder seja um personagem opaco e sempre à beira do colapso, Marco nos conecta com ele pelas simples virtudes da composição.

>> Lamento está nas plataformas AppleTV, GooglePlay, Now, VIvoPlay, Looke, Youtube, XBPIX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s