Palavras de um mestre

JACÓ GUINSBURG – UM INTELECTUAL EM CENA na Mostra de SP

Evaldo Mocarzel vem desenvolvendo uma profícua aliança do seu cinema com as artes cênicas paulistanas contemporâneas. Abordei parte disso nesse artigo de 2012. Seu rebento mais recente pode ser visto como uma extensão desse trabalho. Feito para a Sesc TV, Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena estreia amanhã (20/10) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Jacó Guinsburg (1921-2018) foi um ilustre editor, crítico e professor de teatro de forte influência nas gerações que se formaram nas décadas de 1960 a 80. Nascido na Bessarábia (atual Moldávia), veio para o Brasil com a família aos três anos de idade. Cresceu no meio judaico esquerdista de São Paulo e foi operário tecelão antes de se aventurar no ramo da edição. Acabou participando da criação das editoras Rampa e Perspectiva.

Mocarzel o entrevistou longamente, material que agora nos chega num filme marcadamente austero. Na quase totalidade dos 77 minutos de duração, o que vemos é Jacó em close relatando suas memórias: a infância e juventude nos bairros industriais paulistanos, a aproximação com outros intelectuais judeus e comunistas – muitos deles ligados ao jornal O Estado de S. Paulo (do qual Mocarzel foi editor de cultura) –, e sua intensa atividade como crítico e professor.

Não há a intenção de fugir muito ao que já constava do material bruto das entrevistas. Algumas fotos, dois inserts de filmagens domésticas e uma coda em que o diretor conversa com Jacó e sua esposa Gita. Está pronto o filme. O que importa é ouvir o mestre falar sobre seu método de ensino, suas convicções como crítico e seu pensamento sobre o drama teatral. “O homem sempre fez teatro, mesmo que implicitamente”, ensina.

Jacó presenciou ativamente a chegada do teatro moderno ao Brasil. Seu depoimento abrange lembranças definidoras sobre colegas como Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Sábato Magaldi, Anatol Rosenfeld e Paulo Emílio Sales Gomes.

O filme se revela de grande interesse para iniciados e iniciantes nos misteres do teatro e seu entorno. Fosse menos avaro nas ilustrações visuais, poderia ser mais atraente também para um público maior.

>> Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena passa dias 20 e 28 na Mostra de SP.  

Deixe um comentário