Facetas de Lima Barreto e novidades da Fioflix

Lima Barreto, o cancelado

Primeiro documentário de longa metragem sobre um dos maiores escritores brasileiros, Noite e Dia – Lima Barreto, Obra & Vida estreia hoje (1/2), às 21h30, no Canal Curta! e fica disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível nos Prime Video Channels da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. O caprichoso diretor Rodrigo Grota construiu um belo perfil de Lima Barreto a partir de falas iluminadas de 17 conhecedores de sua obra e de vinhetas muito bem cenografadas e interpretadas de trechos de seus diários e romances.

É assim que tomamos contato com as várias facetas do escritor: o cronista do Rio que circulava pelos subúrbios; o jornalista negro que se insurgia contra os malfeitos da Velha República, o racismo, o feminicídio e as reformas que pretendiam sanitizar o Rio no início do século XX; o intelectual próximo do anarquismo; o romancista que vasculhou a identidade brasileira e antecipou aspectos do Modernismo; e também o alcoólatra que sofreu internações e assim contribuiu para seu apagamento (ou cancelamento, diríamos hoje) durante décadas.

“O que ele tinha não era loucura – era lucidez em exagero”, diz o artista e historiador Salloma Salomão. Ele e o ator e diretor de teatro Hilton Cobra têm as intervenções mais calorosas em defesa do legado de Lima Barreto e contra sua reputação de doente mental e escritor desleixado. Chama atenção o contraponto com Machado de Assis, mais bem sucedido e íntimo das elites, frente ao popular e depreciado Lima. Um contraponto que surgiu em vida e se perpetuou nos estudos literários posteriores.



A Fioflix bate 300 e destaca novidades

Cena de “Evitável”

Pouco mais de dois anos após ser lançada, a Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde (Icict/Fiocruz) já superou a marca de 300 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. O espaço reúne uma ampla diversidade de obras sobre temas de saúde coletiva e ciência e tecnologia, de documentários a dramas, passando por animações, oriundas do acervo institucional da Fiocruz e de parceiros externos, A plataforma, apelidada de Fioflix, é acessada por milhares de telespectadores mensalmente, e o acervo disponível vem sendo cada vez mais solicitado para ações de educação e ensino, bem como por canais de televisão para exibição em rede nacional.

Três documentários curtos lançados recentemente dão uma ideia do escopo de temas presentes na Fioflix. Canta Caps, dirigido por Wagner de Oliveira, é produção da própria Videosaúde e enfoca o Centro de Atenção Psicossocial Fernando Diniz, no Rio de Janeiro. O espaço é frequentado por usuários com transtornos mentais graves, que ali se engajam em atividades de canto, dança e artes visuais. Pierre, oficineiro e usuário, toca violão e explica como o centro o ajudou a se abrir para o mundo. O Caps atende a dezenas de Clínicas da Família e, em certa medida, se assemelha ao barco-clínica parisiense objeto do longa Sur 1’Adamant, de Nicolas Philibert, vencedor do Festival de Berlim de 2023. Canta Caps está no Youtube.

Os efeitos da zika sobre a gravidez são abordados em Toda Forma de Ser, produzido em Minas Gerais e dirigido por Raul Lansky. No curta, conhecemos três casos de crianças que nasceram com microcefalia em decorrência da contaminação da mãe com zika. São mulheres pobres que acolhem seus filhos com amor e lutam pelo direito a condições dignas de cuidar deles. Os danos hereditários causados pela doença ainda são objeto de estudo, mas as mães que vemos no filme são gratas ao SUS pelo que já conquistaram de apoio. Uma triste curiosidade: os pais são ausentes, sendo que um deles rejeitou peremptoriamente a criança. Esse filme está diponível aqui.

Já o terceiro curta, Evitável, de Julia Morim, trata de morte materna – aquela ocorrida durante a gavidez ou até 42 dias depois do parto. Situado em Pernambuco, mostra três casos dramáticos ocorridos com mães jovens, cujas trajetórias interrompidas forçam arranjos familiares inesperados. O Brasil tem um alto índice de morte materna, seja causado por abortos precários ou por incúria médica, como aconteceu em dois casos narrados no filme, conforme depoimento dos avós das crianças. Evitável pode ser visto aqui.

Deixe um comentário