Festival do Rio: “Meu Tempo é Agora”

Sandra Werneck tem 74 anos. Nos créditos finais de Meu Tempo é Agora, ela se inclui entre as personagens, mulheres hoje com mais de 70 anos e que têm coisas interessantes a dizer sobre o momento em que estão nas suas vidas. Sandra fala através delas – diversas, inteligentes e lúcidas.

Diante da câmera, cada uma narra um pouco de sua infância, formação, profissionalização e atitudes perante seu ofício antes de adentrarem o tema do envelhecimento. Algumas histórias são particularmente curiosas, como a peruca Chanel que Zezé Motta usava antes de se assumir como negra, ou a relação íntima entre escultura e dança cultivada por Iole de Freitas. A divertida sagacidade da terapeuta Denise Werneck é inspiradora, assim como as reflexões de Conceição Evaristo, para quem “escrever é uma espécie de vingança”. Vingança não só no sentido de afirmação desse talento específico na mulher negra, mas também como atestado de que a escritora “vingou”, como se diz de algo que dá certo.

Temas como racismo, convivência amorosa e dedicação profissional pontuam os relatos. A consciência de estar vivendo “as horas extras”, como diz Conceição, é algo comum nessas senhoras bem sucedidas e notáveis. Saber lidar com o pouco tempo que resta é uma sabedoria a ser conquistada. Daí surge outra questão: conservar o elã de viver pode parecer bem mais simples para quem tem o status de Marieta Severo e demais entrevistadas. A pneumologista Margareth Dalcolmo toca num ponto crucial que escapa ao alcance do filme: “Envelhecer pobre é a condição mais miserável do ser humano”.

Em seus documentários, Sandra Werneck já visitou faixas etárias e condições sociais diferentes em filmes como A Guerra dos Meninos, Meninas e Mexeu com Uma, Mexeu com Todas. Nesse novo filme, ela vai em busca de testemunhos que poderiam ser dela mesma. O amadurecimento não dissimula os contratempos da idade, mas, tendo saúde, amor ao que se faz e uma boa condição de vida, fica mais fácil vivenciar as “horas extras”.

SÁB (04/10) 20:45 Estação NET Gávea 3
DOM (05/10) 16:15 Cinesystem Belas Artes 5
QUI (09/10) 16:00 Cine Santa Teresa

Deixe um comentário