Viagens no tempo e no espaço

Quer fazer um tour do Rio de Janeiro em 1932? Ou ver a cara dos iranianos em 1953? Que tal sobrevoar de Miami até Nassau na década de 1940?

Então corra ao The Travel Film Archive. Para quem, como eu, gosta de documentários e viagens (no tempo e no espaço), aquilo ali é uma nave virtual pronta para decolar.

O site reúne travelogues, filmes educativos e docs industriais que mostram como era o mundo entre 1900 e 1970. O acervo compreende as coleções de famosos documentaristas-viajantes como Burton Holmes, James A. Fitzpatrick e Andre de la Varre.

A procura pode ser feita por continente, país e até cidade, ou então por cineasta, ano ou assunto. Trata-se de um site comercial, que vende direitos de uso e DVDs. Mas todos os filmes podem ser vistos na íntegra ou baixados em formato Quick Time. Procurando, dá para encontrar curiosidades como um filme de Joris Ivens sobre eletrificação rural ou uma erupção do Vesúvio em 1944.          

Veja abaixo o elegíaco Rio, the Magnificent (1932). O acervo do TFA também pode ser acessado no Youtube.           

3 comentários sobre “Viagens no tempo e no espaço

  1. É verdade! A brincadeira é evidentemente racista, muito embora o documentarista holandês Bert Hamstra seja sobejamente festejado por seu filme “Zoo”, em que flagra semelhanças físicas entre animais e os visitantes de um zoológico.

  2. Dos 3’58” até os 4’15” há takes alternados de uma menina negra e de um macaco em close. Não estou paranóico nem é mera coincidência!

Deixe um comentário