Um road movie inusitado reúne dois personagens vividos pelo mesmo ator. Marcio Vito tem um desempenho antológico no papel de um caminhoneiro e do seu carona surreal. Na verdade, o caminhão leva dois caronas, pois ali está também o realizador Caco Ciocler entrevistando os dois personagens.
Eu Não te Ouço diz muito sobre o Brasil de 2022, quando a horda bolsonarista se acreditava a vanguarda do heroísmo patriótico. O para-brisa do caminhão é um dispositivo que separa dois mundos aparentemente opostos, mas no fundo muito semelhantes. Um personagem não ouve o que o outro diz, e assim se desenvolve uma retórica que parte do senso comum para atingir o nível de uma paranoia coletiva.
Na minha humilde opinião, Caco Ciocler é hoje um dos nossos cineastas mais interessantes. Partida e O Melhor Lugar do Mundo é Agora foram invenções brilhantes que plasmaram os respectivos momentos do país. Isso sem falar no amável perfil de Aracy Guimarães Rosa traçado em Esse Viver Ninguém me Tira. Em Eu Não te Ouço, Caco eleva um fait-divers da crônica política recente ao nível de um fascinante estudo de personagens. E divertidíssimo, graças também à verve de Marcio Vito para improvisar e encarnar as sutis diferenças entre os dois personagens.
Ali estão as opiniões políticas estapafúrdias, os ressentimentos, as motivações pessoais mesquinhas, as mitificações cafajestes e as pseudo-isenções que têm dominado o discurso de uma grande parcela da população. Caco usa a ficção como uma lente de aumento para deixar evidente a realidade. A epígrafe de Samuel Beckett não é gratuita, uma vez que o cotidiano aqui é desconstruído para revelar algo maior sobre a condição humana.
Ao mesmo tempo, o filme trabalha com sua condição de filme, explicitando regularmente seu status de ficção construída à moda de documentário. Se por um lado, Eu Não te Ouço é hilariante como sátira política, é também um preocupante retrato da anomia social que faz os brasileiros elegerem um congresso como o atual.
QUA (08/10) 18:45 Estação NET Gávea 1
QUA (08/10) 18:45 Estação NET Gávea 2
QUI (09/10) 16:15 Estação NET Rio 5
SEX (10/10) 18:00 CineCarioca José Wilker
